Os benefícios da drenagem linfática para seu corpo
– diminuir a retenção de líquidos e toxinas do corpo
– diminuir a celulite
– ativa a circulação
mecanismos fisiológicos de pressões existentes entre os tecidos e os vasos sanguíneos e linfáticos. O sistema neurovegetativo, o sistema imunológico e o sistema vascular sofrem influência direta desta técnica.
As respostas imunes: estimulando a produção e a renovação das células de defesa do organismo;
drenagem linfática induz o aumento do fluxo linfático e consequentemente proporciona o aumento da velocidade com que a linfa passa pelo linfonodo;
sistema circulatório sanguíneo;
realizadas no trajeto intestinal aumentam a motricidade das alças e as condições de absorção intestinal;
ativação do sistema nervoso parassimpático;
Previne a formação de fibrose tecidual
Promove um retorno mais rápido da sensibilidade fina dos retalhos decolados em cirurgias;
favorece o escoamento de líquidos congestionados nos tecidos;
oxigênio pelos tecidos, favorecendo a nutrição celular;
reduz o edema
que é uma técnica de massagem usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares. Ela estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Com isso, são eliminados o excesso de líquido e as toxinas do organismo.
A drenagem linfática é um tipo de terapia que serve para ajudar a linfa a fluir mais facilmente.
A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos.
Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
Desintoxica o organismo
Elimina líquidos acumulados no organismo
Ativa o sistema imunológico
Atua como analgésico
Alivia hematomas e inchaços após cirurgias plásticas
Auxilia no tratamento da celulite
Drenagem para Eliminar Celulite
A linfa (líquido presente entre as células e que apresenta uma composição semelhante a do plasma sanguíneo) é importante para transportar nutrientes e para remover fluidos e proteínas em excesso e para prevenir o inchaço do corpo.
O sistema linfático serve para manter as células irrigadas, e também para drenar as toxinas, restos do processo de metabolismo e para manter o equilíbrio da hidratação nas células. Quando há problemas de circulação da linfa, ocorre a celulite. A celulite pode também ser originada por má alimentação e falta de exercícios físicos.
Ao entender o funcionamento do sistema linfático, podemos perceber melhor como a celulite aparece. Existem impurezas debaixo da pele, e a linfa não consegue limpar tudo. Estas impurezas misturam-se com gordura e criam pequenos entupimentos sólidos debaixo da pele, a celulite. A drenagem linfática ajuda na sua remoção pois ajuda a soltar estes nódulos entupidos.
A drenagem linfática é indicada para a eliminação de líquidos e toxinas acumuladas, levando à diminuição de medidas do corpo.
Como é Feita a Drenagem Linfática
A drenagem linfática manual (massagem) consiste em movimentos circulares, suaves e precisos sobre o caminho percorrido pelos vasos linfáticos.
Indicações da Drenagem Linfática
A drenagem é indicada no combate e prevenção da celulite e gordura localizada. A massagem também é a principal indicação para recuperação de inchaços pós-cirúrgicos, especialmente nos casos de cirurgias plásticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia de abdômen e rosto). Nesses casos, a drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço e acelerando a recuperação.
A massagem também é indicada para casos de má circulação sanguínea, varizes, tensão muscular, enxaqueca, hipertensão e até sinusite. Além disso, por estimular o sistema nervoso parassimpático, é ótima para relaxar e afastar o estresse.
O método é contra-indicado apenas para quem sofre de insuficiência renal, trombose, hipertireoidismo e para portadores de tumores no sistema linfático.
drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada, tornando-se popular.
A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.
É importante saber que essa técnica é contraindicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.