Quais são os benefícios da esfoliação para sua pele
Os esfoliantes são cosméticos com microesferas, ácidos ou grânulos com ação de eliminar as células mortas, pequenas imperfeições, promovendo a renovação celular e melhorando as características da pele. Além de afinar a camada córnea, ele remove as impurezas, melhora a penetrabilidade cutânea para os próximos passos de protocolos cosméticos.
Eles auxiliam na prevenção de pelos encravados, limpa os poros e facilita a remoção dos fios, além de facilitar o momento da depilação. Ela também controla a oleosidade (inclusive da região das costas e do colo), deixando a pele mais lisa, radiante e limpa. Mas se a pele estiver lesionada, e com acnes inflamadas, é melhor evitar o processo até que elas se cicatrizem.
Existem dois tipos de esfoliação, a química, que é feita a base de ácidos (salicílico, retinóico e glicólico) que promovem a descamação das células da camada córnea da pele, no qual sua ação é mais agressiva que os esfoliantes físicos, e por isso deve ser usada exclusivamente por profissionais; e a física, que é composta por microesferas ou grânulos que promovem uma raspagem direta sobre a pele através de movimentos circulares e manuais na aplicação, e não causa descamação de pele após o processo, perfeita para o uso em homecare ou para clientes com peles sensíveis e alérgicas.
Devem ser aplicados com movimentos circulares firmes (quando física) e pode ser realizado em todas as partes do corpo, como pés, pernas, joelhos, abdômen, costas, braços, cotovelos, colo e pescoço. No rosto, deve-se optar por esfoliantes mais suaves, com grânulos menores por ser uma região sensível, mas no corpo invista em grânulos maiores.
A esfoliação física pode ser feita até duas vezes por semana. E a química, pode ser feita de 1x por semana a 1x ao mês, pois depende do ácido e da concentração em que foram usados. Deve-se evitar o uso acima dessa média indicada acima, pois a esfoliação excessiva pode causar irritação, sensibilidade, alergias e grave descamação da pele, removendo a proteção necessária para mantê-la saudável.