Os cosméticos naturais são desenvolvidos de forma sustentável, como a utilização de embalagens feita com materiais reciclados ou biodegradáveis e sempre procuram utilizar matéria prima vegetal, em sua base, que sejam originárias de extração e uso sustentável.
Ele possui ingredientes mais seguros e saudáveis, além de serem ecológicos. Conseguem trazer resultados incríveis ao serem comparados com um produtos convencionais, e descartam o risco de alergias, acne cosmética, ressecamento excessivo da pele, e até um câncer.
Os ativos naturais tem eficácia comprovada em diversos estudos científicos. A maioria dos cosméticos naturais possuem matérias primas ricas como os óleos vegetais, que contribuem para a hidratação, emoliência e umectação eficiente da pele, trazendo resultados de alta performance e sem o uso de ativos sintéticos. Vitaminas e princípios ativos existentes nos vegetais utilizados na formulação, funcionam como excelentes antioxidantes no retardo do envelhecimento da pele, como é o caso do resveratrol e da vitamina C.
Além de fazerem mal ao ser humano, os componentes sintéticos também poluem o meio ambiente após serem eliminados pela água durante o banho ou, até mesmo, espalhados pelo ar no momento da aplicação, poluindo os rios, mare e lençóis freáticos, sem contar com a contaminação de animais marinhos, que podem até leva-los a morte. Já os cosméticos naturais utilizam matérias primas biodegradáveis e que além de não de depositarem na natureza não apresentam riscos toxicológicos como a grande maioria dos sintéticos, e caso haja contato com o meio natural, eles se decompõem sem gerar danos ao ambiente.