A estria é uma lesão em forma linear que aparece na pele, de cor avermelhada ou brancas, que podem ter pequenas elevações, de espessura e largura diversas. Estas são mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome e até nas costas.
São causadas, geralmente, após o alongamento excessivo ou repentino da pele, pois isso gera uma inflamação que rompe as fibras elásticas e colágenas do tecido. Costuma acontecer durante o crescimento na puberdade, ao aumento dos músculos por exercícios físicos, colocação de próteses (silicone e etc), gravidez, obesidade, ou ao uso prolongado de corticosteroides. Outros fatores como distúrbios hormonais, ou a genética também podem gerar as tão temidas estrias.
O tratamento das estrias tende a ser mais eficaz se iniciado logo após o aparecimento delas. Para saber qual é o melhor método para trata-las, é importante o acompanhamento médico e de sua esteticista, além da associação de cremes com ácido retinoico, ácido glicólico ou vitamina C. Hoje, no mercado existem diversas tecnologias e métodos que melhoram a aparecia das estrias, desde a radiofrequência, o microagulhamento, até o laser.
Além de do tratamento, também é importante que alguns hábitos mudem, para que o problema não volte a acontecer. Um cuidado importante é controlar o ganho de peso, evitando que a pele sofra grandes distensões. Além de investir no uso de cremes hidratantes diariamente. Não devemos esquecer de beber bastante água e praticar atividades físicas regularmente, que ajudam a evitar as estrias e diversos problemas de saúde e da pele.