Muitas vezes a crendice e a ciência não concordam e, no caso da Estética, isto acontece com muita frequência.

Uma das especialistas da Medicatriz, Patrícia Delmondes, desmistifica nossas dúvidas a respeito da Limpeza de Pele:

Limpeza de pele dá acne?

“É um mito, porque a limpeza de pele traz apenas os benefícios, inclusive de tratar a acne. Então, a acne pode surgir após a limpeza de pele, caso esta seja uma condição da pele do cliente ou com o uso de produtos inadequados, como uma base mais oleosa, pode obstruir os poros e propiciar o aparecimento de novas lesões. Mas estão relacionadas ao tipo de pele, não à limpeza de pele, que não provoca acne”.

As grávidas podem fazer limpeza de pele?

“É uma verdade. Podemos usar produtos específicos, com ativos de acordo com a necessidade da pele da gestante, devendo ser excluída a Trietanolamina, que nós geralmente utilizamos, mas que é contra indicada para gestantes”.

A limpeza de pele deve ser feita frequentemente?

“Eu considero verdade, por que o número de sessões pode variar, de acordo com as necessidades da pele. No caso da pele acneica, por exemplo, pode ser realizada a cada 15 dias, numa pele mais oleosa pode ser a cada 30 dias. Ou seja, pode ser feita com frequência, mas com um intervalo de tempo um pouquinho maior, de acordo com o tipo de pele”.

A limpeza de pele pode ser feita em casa?

“É um mito, por que a técnica precisa ser realizada por um profissional habilitado.  No caso, a Esteticista”.

Posso tomar sol depois da limpeza de pele?

“É um mito, pois há muitos riscos de manchar a pele do cliente e ele associar, pensando que foi a limpeza de pele que causou as manchas e, muitas vezes, é o contrário. A limpeza de pele não deixa marcas, mas a extração das pápulas, pústulas e dos comedões, mais popularmente conhecidos como espinhas pode causar uma sensibilização temporária que desaparece em poucos dias. Se o cliente se expõe ao sol, principalmente sem o protetor solar, pode correr sérios riscos de causar uma mancha, que é o que chamamos de hipercromia pós inflamatória”.

Se você tiver qualquer dúvida, sempre pesquise em fontes confiáveis, como a Medicatriz e, caso seu cliente ainda insista nos mitos, compartilhe nosso blog.

Conhecimento é poder.