Você sabe o que é HPI?

HPI nada mais é do que a abreviação de Hipercromia Pós Inflamatória, ou seja, manchas que possuem seu surgimento relacionado a algum tipo de lesão, como queimaduras e escoriações, entre outras. Como resposta a uma lesão, o corpo inicia um processo de reparação tecidual, onde ocorre a produção excessiva e desordenada de melanina, formando as manchas corporais.

Existem diversos tipos de hipercromias pós inflamação, que podem ocorrer em todas as partes do corpo. Dentre elas estão: Manchas pós acne, manchas pós processos depilatórios, pós queimaduras de peelings, pós picada de insetos, pós atrito na região íntima e manchas axilares e na virilha.

A depilação causa o escurecimento da pele?

Muito se diz sobre a depilação, seja ela feita com lâmina, cera ou a laser. Mas será que o escurecimento da axila, da virilha e até mesmo da região íntima se dá através da depilação?

A resposta é: Depende! O método epilatório influencia muito, mas não mais que a habilidade do profissional que executa a técnica. A utilização constante de lâminas pode lesionar a pele, ceras muito quentes podem queimar e a utilização errada de equipamentos de laser ou luz pulsada podem machucar a pele e gerar o escurecimento. A partir do momento em que a pele é lesionada, a reparação tecidual se inicia e o melanócito, por sua vez, produz melanina muitas vezes de forma desordenada, gerando o escurecimento da região.

Portanto, os tratamentos para clareamento corporal não devem agredir ou sensibilizar a área onde o procedimento está sendo realizado, e o cliente, por sua vez, deve abandonar o hábito da atividade que faz a região escurecer, além de se atentar aos tipos de vestimenta, entre outros cuidados.

O procedimento de clareamento é igual para todas as partes do corpo?

Para definir qual o tratamento a ser realizado, primeiro é necessário entender qual o motivo do aparecimento das manchas e independente do local em que se encontra a HPI, o clareamento nessas regiões será indicado somente após a pele estar totalmente cicatrizada e sem processo inflamatório ativo.

Os joelhos e cotovelos, por exemplo, sofrem constante atrito com superfícies e, na maioria das vezes, as manchas se enquadram como HPI. Nesses casos, a indicação é associar o tratamento de clareamento com protocolos de hidratação e emoliência. Já nas regiões íntimas, o escurecimento da pele pode se dar por diversos motivos e demandar um tratamento específico para cada um deles, tendo em vista que, por se tratar de uma área mais sensível que as demais e por estar localizada muito próxima a áreas com mucosa, manter o pH da área é fundamental para que não tenhamos alterações e complicações futuras na região íntima.

Portanto, uma boa avaliação da área, identificando o tipo de hipercromia e os causadores é fundamental para a definição do tratamento que deve ser contínuo, com os cuidados home care.