Os avanços tecnológicos no campo da Cosmetologia são armas poderosas. Afinal, os setores de Estética e Dermatologia têm o poder de atenuar, prevenir e – principalmente – resolver problemas estéticos.

Independente da gravidade desses problemas, do clima local ou região do mundo em que você esteja, o motivos que levam clientes a buscarem esteticistas e dermatologistas são os mesmos. Mas afinal, quais seriam esses procedimentos tão requisitados?

Pesquisas mostram que…

Segundo pesquisas da EUROMONITOR – empresa que estuda o mercado internacional – os 3 procedimentos estéticos mais procurados na América Latina são para combater:

  • Sinais de Envelhecimento;
  • Manchas ou Pintas;
  • Acne.

Claro que o Sol é um dos maiores responsáveis, tanto pelas rugas, como pelas manchas, além de agravar – e muito – quadros de Acne.

No entanto, estes procedimentos também estão entre os top 5 na América do Norte, na Ásia e na Europa. Entenda agora porque todo nosso globo sofre desses incômodos e quais as dicas básicas de como evitá-los.

Rejuvenescimento

As rugas e marcas de expressão podem ser suavizadas e até preenchidas com o uso de produtos que nutrem, hidratam e até tensionam as peles mais desvitalizadas. Hoje em dia, é possível manter a pele jovem, viçosa e luminosa por muito mais tempo, especialmente se trabalharmos na prevenção do envelhecimento.

Para começar, existe uma série de produtos que ajudam com esse envelhecimento precoce. Assim protegemos a pele da ação dos raios Ultra Violeta (que recebemos naturalmente da luz solar), dos radicais livres (também causados pela radiação do sol) e da poluição.

Então independente de estar na cidade, ou no campo, ou na praia, seja de dia ou de noite, o protetor solar deve sempre ser seu melhor amigo!

Manchas e Pintas

Algumas são congênitas, ou seja, nascem com a pessoa e são perfeitamente naturais e inofensivas. Outras, por sua vez, aparecem ao longo da vida como sequelas de doenças, queimaduras, cicatrizes ou super exposição solar. E mesmo que algumas pessoas considerem tais condições “um charme”, a maioria destas são indesejadas.

Claro que estamos falando de manchas benignas! Elas podem não ser um problema gravíssimo como um câncer de pele, por exemplo, mas também não são nada bem-vindas. Nestes casos, a Cosmetologia oferece um arsenal específico para atenuar estas alterações de coloração cutânea.

Um bom peeling despigmentante, aliado a produtos clareadores já faz uma grande diferença. E, mais uma vez, a proteção solar é essencial! Só com ela é possível suavizar as manchas e evitar que elas piorem!

É um processo gradual, como todo procedimento estético, mas é possível uniformizar o tom da pele das mais diversas etnias.

Acne: A campeã!

acne é uma doença
Você sabia que a Acne é uma doença?

Os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia são precisos: a acne atinge 56,4% dos brasileiros, sendo o procedimento estético mais procurado em clínicas dermatológicas no país. Em resumo, mais da metade da população do país – acima de 14 anos – sofre com esta vilã!

Ela também ocupa um pódio desagradável no resto da América Latina, de acordo com a EUROMONITOR: É vice campeã!

E ela não é um incômodo estético comum, como as manchas e as rugas. É, literalmente, uma verdadeira doença de pele.

Possui então características hereditárias e não se contenta em atacar só a face. Outras partes do corpo que têm grande quantidade de folículos pilossebáceos, como o peito, os ombros e a parte superior das costas, também são afetadas.

Os maiores culpados pelo aparecimento da acne são os hormônios, em especial os androgênios que são os responsáveis pela acentuação de características masculinas. Por isso a maior parte das vítimas, principalmente na adolescência, são homens. Mas mulheres, idosos e até crianças não se safam dela!

Existem diversos graus do quadro acneico, se apresentando inicialmente como pequenos pontos pretos, que uma boa limpeza de pele com uma simples extração já resolvem. Ou pode se manifestar como espinhas super inflamadas, com pontos de pus e pele irritada, que cobrem a face toda do cliente.

Sem contar a pessoa que já procurou o esteticista depois de diversos tratamentos e tentativas frustradas, com a pele cheia de sequelas, manchas e cicatrizes profundas.

Podemos concluir então que, apesar dos niveis de gravidade da acne, sempre é possível melhorar o estado de uma pele: esfoliando na medida certa, acalmando, combatendo as bactérias e a oleosidade excessiva, promovendo a cicatrização e a regeneração dos tecidos.

Como me preparo para esses procedimentos estéticos?

Com técnica, conhecimento, os produtos apropriados e as ferramentas corretas, você pode tudo! E assim como o mercado da Estética não para de evoluir, você também não pode parar! Portanto, continue aprendendo, se atualizando, pesquisando as novas tendências e tecnologias.

Além de possuir linhas completas para o tratamento destes e outros procedimentos estéticos, a Medicatriz sempre ministra cursos exclusivos, palestras e até workshops gratuitos.

Participe! Conhecimento é poder!